Como ter um edifício nível A com insulfilme certo!
O Esquema Brasileiro de Rotulagem Predial mede e classifica o consumo de energia de cada apartamento; prédios com etiqueta A são os mais econômicos e valiosos
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Predial (PBE Edifica) é uma iniciativa desenvolvida pelo Inmetro em parceria com a Eletrobras/PROCEL para identificar edificações com sistemas que reduzam e conservem o consumo de energia elétrica e água.
O programa avalia edifícios comerciais, públicos e residenciais. Os edifícios são avaliados segundo três critérios: envolvente, sistema de iluminação e sistema de ar condicionado. Após a avaliação, os edifícios são marcados com etiquetas “A” (consumo mais eficiente) e “E” (menor consumo).
Segundo a Eletrobrás, a economia de energia elétrica alcançada por meio de edificações bioclimáticas pode chegar a 30% nas edificações existentes (se forem reaproveitadas e modernizadas) e 50% nas novas edificações, incluindo essas tecnologias na fase de projeto. Um projeto classificado como “A” foi 37% mais eficiente do que um classificado como “D”.
Algumas empresas com um selo A incluem o Sebrae e a Caixa Econômica Federal.
As vantagens de possuir um condomínio bem avaliado incluem:
- Para os consumidores, as etiquetas tornam-se uma importante ferramenta na tomada de decisão na hora de comprar um imóvel.
- Edifícios mais eficientes contribuem para a redução do consumo de energia elétrica, resultando em economia ao longo da vida do negócio e, portanto, são mais valorizados
- Fornece mecanismos de contratação de novos projetos de construção e definições para incorporação de requisitos de eficiência energética no processo de licitação.
Antes de solicitar à OIA (Organismo de Inspeção Acreditado) a realização de uma vistoria, é recomendado um estudo para determinar se o condomínio poderá receber o selo.
Procurando por películas solares no Rio de Janeiro? Fale com a House Filme! Com mais de 18 anos de experiência no mercado, A House Filme tem a equipe certa para te atender!