Culturalmente, as construções brasileiras são feitas utilizando materiais que evitam o ganho de calor solar, considerando o clima tropical do país – com muito calor e chuvas. A alvenaria que utilizamos contribui para que o interior das edificações esteja sempre fresco e bem protegidas do frio e do calor excessivos. Mas sabemos que em temperaturas muito extremas, precisamos recorrer ao ar condicionado e aquecedores, já que as propriedades dos materiais construtivos das paredes não são suficientes para manter a temperatura confortável.
Em edifícios comerciais que utilizam vidro em suas vedações, o uso destes recursos é ainda maior, já que o vidro tem menor capacidade de repelir e de reter o calor solar. O uso de ar condicionado e aquecedores gera um custo muito alto com energia, além de ser prejudicial ao meio ambiente e a saúde, e é por isso que é preciso buscar soluções alternativas que gerem economia e conforto térmico, de forma prática e eficiente. A aplicação de películas solares é um método com baixo custo e que contribui significativamente para a solução deste problema.
Ao contrário do que muitos acreditam, as películas solares não deixam o ambiente mais frio no inverno. Além de ter a função de reduzir o ganho de calor excessivo, as películas também possuem propriedades isolantes, ajudando a evitar a perda de calor pelas janelas, e contribuindo para uma diminuição nos gastos com os aquecedores.
Em dias frios, o vidro pode perder até 20 vezes mais calor do que uma parede de alvenaria, mas com a aplicação das películas, é possível criar um isolamento térmico no espaço, mantendo o calor dentro e o frio do lado de fora. Desta forma, as películas mantém o conforto térmico e luminoso durante o ano todo.